segunda-feira, 30 de maio de 2011

Evangelho traz alegria e vida verdadeiras, diz Papa “A vocação da Igreja é a evangelização”

CIDADE DO VATICANO, domingo, 29 de maio de 2011 (ZENIT.org) – A Igreja tem a vocação de levar o Evangelho, tanto às populações que não o conhecem como às que, ainda tendo raízes cristãs, precisam de seiva nova para redescobrir a alegria da fé, recordou Bento XVI hoje, em sua intervenção por ocasião do Regina Caeli.
“É possível que a humanidade conheça a verdadeira alegria, porque, onde chega o Evangelho, floresce a vida; como um terreno árido que, regado pela chuva, rapidamente floresce”, afirmou.
O Papa se referiu à “força de cura do Evangelho, que, ao longo dos séculos, “lavou”, como rio benéfico, tantas populações”.
E recordou alguns dos grandes santos que levaram esperança e paz a cidades inteiras, dando a vida pelo anúncio de Cristo e fazendo florescer entre os homens a alegria profunda.
Citou São Carlos Borromeu, a Beata Teresa de Calcutá e João Paulo II, “um grande missionário”, segundo Bento XVI, que “relançou a missão ad gentes e, ao mesmo tempo, promoveu a nova evangelização”.
Em sua intervenção, o Pontífice recordou que “a vocação da Igreja é a evangelização: tanto as populações que ainda não foram “regadas” pela água vida do Evangelho como aquelas que, ainda tendo antigas raízes cristãs, precisam de seiva para dar novos frutos e redescobrir a beleza e a alegria da fé”.
E confiou esta evangelização a Nossa Senhora, pedindo que ela “acompanhe sempre e em todos os lugares o anúncio do Evangelho, para que se multipliquem e se ampliem no mundo os espaços nos quais os homens reencontram a alegria de viver como filhos de Deus”.
Após rezar a oração mariana pascal, em sua saudação em língua espanhola, o Santo Padre convidou a “renovar com alegria a esperança cristã que nasce do mistério pascal, para enfrentar as dificuldades, afugentar o desânimo e esforçar-se por construir um mundo mais digno do homem, segundo os desejos de Deus”.
Em sua saudação em língua polonesa, o Papa invocou o dom da beatificação do cardeal Stefan Wyszynski, recordando que ontem foram comemorados os 30 anos do seu falecimento.
“Aprendamos dele o total abandono na Mãe de Deus – exortou. Sua confiança expressada com as palavras ‘Confiei tudo a Maria’ seja para nós um modelo especial.”
Finalmente, em italiano, Bento XVI se referiu à beatificação de Maria Serafina do Sagrado Coração de Jesus, fundadora do Instituto das Irmãs dos Anjos, Adoradoras da Santíssima Trindade, que aconteceu ontem em Cerreto Sannita.
“Ao recordar o centenário do seu nascimento ao Céu – disse -, nós nos alegramos com suas filhas espirituais e com todos os seus devotos.”

segunda-feira, 23 de maio de 2011

NOVENA DE IRMÃ DULCE E LINK PARA ASSISTIR A MISSA DE BEATIFICAÇÃO

Reze oração para pedir graças por intercessão de Irmã Dulce
Ariane Fonseca
 
A religiosa foi beatificada neste domingo, 22, em Salvador (BA)Agora os católicos do Brasil podem rezar ao Senhor por intercessão da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. Com a cerimônia de beatificação realizada na tarde deste domingo, 22, o culto a religiosa baiana é inscrito no calendário do país, com a memória celebrada no dia 13 de agosto (dia em que a freira recebeu os votos religiosos).

A seguir, confira a oração para pedir graças por intercessão da nova beata:

Senhor nosso Deus

Recordando a vossa Serva Dulce Lopes Pontes,

Ardente de amor por vós e pelos irmãos,

Nós vos agradecemos pelo seu serviço a favor

Dos pobres e excluídos.

Renovai-nos na fé e na caridade,

E concedei-nos a seu exemplo vivermos em comunhão

Com simplicidade e humildade,

Guiados pela douçura do Espírito de Cristo

Bendito nos séculos dos séculos. Amém!

Já está disponível para download também a novena de Irmã Dulce. O material é composto de nove encontros de oração que apresentam a vida da religiosa como exemplo para quem busca um encontro íntimo com Deus. Segundo a Arquidiocese de Salvador (BA), a novena deve ter seu início sempre no dia 13, terminando no 21 de cada mês.
Clique aqui para baixar a novena.
link para os vídeos:
http://www.webtvcn.com/video/momentos_irmadulce
http://www.webtvcn.com/busca/irma%20dulce/

Bento XVI recorda Irmã Dulce, a "mãe dos desamparados"

Kelen Galvan
Da Redação, com Boletim da Santa Sé

APIrmã Dulce Lopes Pontes deixou atrás de si ''um prodigioso rastro de caridade ao serviço dos últimos'', afirmou Bento XVIApós a oração do Regina Coeli, deste domingo, 22, o Papa Bento XVI dirigiu uma saudação aos fiéis de língua portuguesa e recordou a beatificação da Irmã Dulce Lopes Pontes que se realiza hoje, em Salvador (BA).

“Ao saudar os peregrinos de língua portuguesa, desejo também unir-me à alegria dos Pastores e fiéis reunidos em São Salvador da Bahia para a beatificação da Irmã Dulce Lopes Pontes, que deixou atrás de si um prodigioso rastro de caridade ao serviço dos últimos, levando o Brasil inteiro a ver nela 'a mãe dos desamparados'", destacou.

O Santo Padre recordou também a beatificação de Irmã Maria Clara do Menino Jesus, fundadora das Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, realizada neste sábado, em Lisboa, Portugal. O Papa destacou que a nova beata ensinou "'a alumiar e aquecer' a multidão de pobres e esquecidos da sociedade, vendo e acolhendo neles o próprio Deus".

E confiou os fiéis à intercessão das novas Beatas, os seus familiares e devotos, as suas filhas e irmãs espirituais e as comunidades eclesiais de Lisboa e São Salvador da Bahia, enquanto "de coração" concedeu a todos sua Bênção Apostólica

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Canonização de São Frei Galvão completa 4 anos

Leonardo Meira
Da Redação


Arquivo / CN
Imagem de Frei Galvão exposta no Campo de Marte, em São Paulo, em 11 de maio de 2007
A canonização do primeiro santo nascido em terras brasileiras aconteceu há exatos 4 anos.

Às 10h06 de 11 de maio de 2007, após o canto da Ladainha de Todos os Santos, Bento XVI oficializava a Canonização de Frei Galvão e, em seguida, a multidão cantava pedindo a intercessão do santo. Tudo isso aconteceu no Campo de Marte, em São Paulo, durante a visita do Papa ao país.

Para marcar o aniversário de uma data tão importante, o Museu de Frei Galvão conta com uma programação especial para esta quarta-feira. Será inaugurada uma exposição com imagens, estampas, orações e escritos do santo, bem como uma homenagem ao Beato João Paulo II, quem beatificou o brasileiro em 1998 e lhe deu os títulos de Homem da Paz e da Caridade e de Patrono da Construção Civil no Brasil.

Haverá também uma Missa Solene na Catedral de Guaratinguetá (SP), às 19h, e uma outra celebração às 15h, no Santuário de Frei Galvão, também em Guaratinguetá.

Serviço
Museu de Frei Galvão
Praça Conselheiro Rodrigues Alves, 48, 2º andar - Centro Histórico
Guaratinguetá - SP
(12) 3132-3022

Dia de Frei Galvão

O dia 11 de maio foi instituído pelo governo brasileiro como Dia de Homenagem a Frei Galvão, e passou a constar oficialmente no calendário histórico-cultural brasileiro, conforme publicação no Diário Oficial da União em 25 de outubro de 2007.

Liturgicamente, a Festa de Frei Galvão é no dia 25 de outubro. A data foi estabelecida pelo Papa João Paulo II, em 1998, na beatificação de Frei Galvão e, após a canonização, em 2007, o Papa Bento XVI preferiu manter esta data. 
Acesse o link para rever a missa de canonização de Frei Galvão: CANONIZAÇÃO DE FREI GALVÃO

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Um Peregrino em Roma

bandeirabernardo 

Olha nosso querido Frei Bernando acompanhando um acontecimento histórico da Igreja Católica, a Beatificação do Papa João Paulo II na Praça São Pedro em Roma.

A comunidade do Santo Frei Galvão se alegra em compartilhar esse momento impar em sua vida!

Maio, mês de Maria, de Nossa Senhora de Fátima

maria

No mês de maio somos convidados a caminhar com Maria, Nossa Mãe, sentindo:

  • As alegrias de Maria;
  • As esperanças de Maria;
  • as dores de Maria;
  • e as glórias de Maria.

Vamos invocá-la em nossa comunidade para que nos fortaleça na construção primeira da Igreja  povo para depois partimos para a contrução da Igreja prédio.

Lembrando sempre de levar a Boa Nova ao mundo, essa é nossa missão juntamente com Maria, Mãe do  Filho de Deus.

CONSELHO PAROQUIAL

Em nome da comunidade, partipei do Conselho Paroquial  realizado no dia 30 de abril de 2011 das 8 às 12h. O mesmo foi presidido pelo Pároco Frei Elealdo. Dentre os assuntos discutidos, o que mereceu destaque foi a exposição do texto Novos Regimentos Internos para as Comunidades da Paróquia São Francisco das Chagas baseado no estatuto do Conselho Pastoral da Diocese de Bacabal que trata, dentre outras coisas, da formação do Conselho da Comunidade, este, contendo, 01 Coordenador, Vice Coordenador, 1º e 2º Secretários, 1º e 2º Tesoureiros, na oportunidade foi lido e discutido a atribuição de cada menbro do conselho.
Os outros assuntos em exposição:
  • As prioridades da Assembléia Pastoral em 2011;
  • Auto sustentação da Igreja;
  • Taxas de espórtulas de Sacramentos e Camapanhas obrigatórias, assunto econômico.
Estavam presentes membros de 18 regionais, constatados a partir da chamada proferida pelo Frei Elealdo, é muito preocupante que em um Conselho como este muitos não comparecem pois é ali que são tomadas decisões paro o futuro.
 Na oportunidade, também foram lançados os calendários para a Peregrinação de São Francisco e para as Missas mensais nas comunidades que compõem a Regional de São Francisco das Chagas.